Novidades

XXVIII Congresso da ISMST – Abr/2015

Dr. Carlos Henrique Mandelik participou do XVIII Congresso da International Society for Medical Shockwave Treatment, nos dias 16 a 18 de Abril de 2015, em Mendonza/ Argentina.

O XVIII Congresso Internacional de Tratamento por Ondas de Choque contou com a participação de 120 inscritos no Curso de Certificação e mais 170 no Congresso , totalizando 290 participantes oriundos dos 5 continentes, que puderam não apenas ouvir mas também participar de forma efetiva através do sistema de votação eletrônica, que permitiu a toda a platéia opinar sobre o que estava sendo apresentado , e eleger o melhor tema livre do Congresso.
A programação do Congresso foi dividida em módulos englobando várias áreas de interesse referentes a ESWT .
O primeiro módulo foi sobre área básica , incluindo a parte física e biológica da ESWT, mas também a histórica , com a palestra do Dr. Peter Mihaylov, médico da Bulgária , hoje radicado em Angola que mostrou como foi o início dos tratamentos com ondas de choque na Europa.
A seguir vieram as apresentações na área de pesquisa experimental e veterinária mostrando resultados de estudos recentes sobre cavitação e regeneração de fibras nervosas .
O módulo seguinte foi dedicado ao uso das ondas de choque nas Lombalgias e dores miofasciais, incluindo nesse bloco o trabalho do Dr. Ricardo Kobayashi (USP-SP) sobre a eficácia das ondas radiais no tratamento da lombalgia com dor miofascial. Também importante neste módulo foi uma apresentação sobre a influência da ESWT não focal em pacientes com lesão medular.
As indicações da ESWT nas patologias dos membros superiores foi o tema do módulo seguinte , destacando aspectos do tratamento da tendinite calcária do ombro e epicondilite lateral. Também foi mostrado o uso das ondas de choque na dor pós operatória da artroscopia do ombro e as alterações que a ESWT produz no sistema nervoso autônomo, influenciando no sistema de modulação da dor.
Foi apresentado um bloco sobre aplicações diversas, estando nesta parte incluídas as novas indicações na área de Urologia no tratamento da disfunção erétil , infecções ortopédicas, tratamento de feridas cutâneas e fibromialgia .
Merece destaque o módulo sobre as indicações ósseas das ondas de choque, com uma palestra do Dr. Wolfgang Schaden e diversos temas livres que abordaram a ação da onda de
choque na osteonecrose da cabeça femoral, pseudo-artroses e como adjuvante na fixação de fraturas em ossos com osteopenia.
O último dia foi dedicado a dois módulos referentes à Medicina Esportiva e a patologias dos membros inferiores. Foram apresentados trabalhos mostrando indicações na osteíte púbica pela Dra. Ana Claudia Souza (RJ), tendinite patelar e a ação das ondas de choque no padrão de ativação muscular em atletas saudáveis com objetivo de melhorar a performance em competições . Nas patologias dos membros inferiores foram apresentados trabalhos e palestras sobre as indicações clássicas das ondas de choque, onde foi ressaltada a importância do diagnóstico preciso da patologia que estará sendo tratada com a onda de choque como forma de chegar a um resultado satisfatório. Destaque neste módulo para as palestras dos brasileiros Bernard Meyer (RS) , Paulo Rockett (RS) e Paulo Kertzman (SP).
O Congresso da ISMST vale muito para quem se dedica ao Tratamento por Ondas de Choque , pois é uma oportunidade ímpar de confirmar que o que atualmente fazemos no Brasil é também feito em todo o Mundo, e que os avanços nesta área não param de acontecer através de novas idéias para indicações clássicas, bem como para novas indicações que estão surgindo através de pesquisas na área clínica e experimental.

por Oyama Arruda Jr.