Novidades

Voce Já Ouviu Falar de Disruptores Endócrinos? – Nov/17

Disruptores Endócrinos são substancias sintéticas ou naturais, que atuam interferindo na produção, transporte e açāo final dos hormonios. Resultado: como se o hormonio estivesse em falta (muitas vezes sem alteraçāo imediata nos exames laboratoriais), os disruptores interferem diretamente no Sistema Endócrino; agem ligando-se aos receptores hormonais e produzindo uma resposta (atuam entāo como mimetizador de funçāo – efeito agonista) ou bloqueando uma resposta (impedem a interação entre o hormonio natural e seu receptor – efeito antagonista).

Existem mais de 100.000 substancias químicas sintéticas, que podem potencialmente funcionar como Disruptores Endócrinos. Os alimentos industrializados e as embalagens utilizadas, principalmente latas e PETs, podem liberar xenoestrógenos, por exemplo, que acabam sendo ingeridos com os alimentos. A ANVISA proibiu em 2011 o uso de mamadeiras que contém Bisfenol-A, porém, e quanto aos inúmeros outros recipientes no mercado que apresentam Bisfenol-A em suas composições? Quem vai nos proteger delas?
Apenas para citar algumas toxinas comumente ingeridas por todos nós: metais tóxicos como o Chumbo, Alumínio, Arsenico, Níquel, Mercúrio, Cádmio, Organoclorados, Organofosforados, Piretróides, Carbamatos, Bisfenol-A, Ftalatos, Alquifenóis, Fitoestrógenos, Xenoestrógenos, porém lembrem-se: são mais de 100 mil produtos potencialmente tóxicos aos vegetais e animais, incluindo o homem.
Apesar do nosso organismo conseguir fazer uma detoxificaçāo contínua e naturalmente, por essa capacidade ter um limite em eficiencia, sabemos que muitas das toxinas permanecem em nosso organismo por anos a fio, causando os mais diversos males à saúde. A boa noticia em paralelo, é que existem formas de auxiliarmos nossos pacientes a eliminar grande parte dessas toxinas, num processo que chamamos de QUELAÇĀO. Procure se informar com seu médico a respeito.

23622515_1999623353640411_5786133167124641012_n