Novidades

Uso do Cranberry na Prevençāo de Infecçāo do Trato Urinário – Out/17

 

As Proantocianidinas do Cranberry tem o poder de inibir a aderencia das bactérias uropatogenicas à parede da uretra e da bexiga, impedindo, assim, sua proliferação e diminuindo as infecções urinárias, porém não é eficaz em infecções já instaladas. O uso de Cranberry é eficaz entāo, para prevenção de ITU em mulheres adultas e idosos com infeções recorrentes, apesar da eficácia de Cranberry em outros grupos (pacientes pediátricos, pacientes com bexiga neurogenica, ou o uso cronico de cateteres urinários) ser questionável.
Embora os antibióticos possam ter uma vantagem em relação às Proantociandinas, com relação à eficácia no tratamento de ITU de repetição, o Cranberry não induz as bactérias à resistencia aos antibióticos. Sendo assim, estes mantem sua eficácia e são bem indicados, alem de não apresentarem efeitos colaterais.
O suplemento com Proantocianidinas tem efeito de duração de 8 horas no organismo, sendo indicado seu uso tres vezes ao dia, no mínimo de 36mg/dia (PAC) para manter sua eficácia de antiadesāo.
Ainda existem divergencias entre os estudos, precisando de mais artigos sobre o assunto, abordando, por exemplo, o tipo de Cranberry utilizado (suco ou cápsula), frequencia de consumo e duração do tratamento.

22308702_1981505728785507_467530110948254543_n