O que é Ozonio Medicinal?

O ozonio é uma molécula composta por tres átomos de oxigenio (O₃).
Se forma quando as moléculas de oxigenio (O₂) se rompem devido á radiação ultravioleta ou descarga elétrica e, os átomos separados combinam-se individualmente com outras moléculas de oxigenio. O ozonio é um gás com cheiro característico, de cor azulada, extremamente instável, além de muito reativo.
O ozonio na natureza é formado na camada externa de nossa atmosfera através do bombardeamento do oxigenio pelos raios ultravioleta. Chuvas com descragas elétricas são fontes de ozonio. A poluição atmosférica também gera ozonio, aumentando sua participação percentual frente aos outros gases.
O ozonio medicinal é sintetizado por geradores medicinais específicos a partir do oxigenio puro (para evitar a presença de subprodutos tóxicos de outros gases), em concentrações de no máximo de 5% de ozonio em oxigenio ou doses que variam de 1-100 mcg/ml de ozonio, concentrações estas, bem inferiores às utilizadas para fins industriais.
O ozonio é 1,6 vezes mais denso e 10 vezes mais solúvel em água que o oxigenio. Em função da molécula triatomica ser muito instável e reativa, o ozonio não pode ser armazenado, devendo ser utilizado imediatamente a partir da geração.