Infiltrações e Bloqueios

Bloqueio de Trigger Points

Trata-se do agulhamento mais infiltraçāo da mistura Ozonio-oxigenio, ou da aplicação de Terapia de Ondas de Choque, ou até mesmo do bloqueio químico por Toxiníca Botulínica de pontos gatilhos (Trigger Points) presentes em músculos e fáscias, os quais apresentam uma banda de tensão e dor muscular persistente, que cursam muitas vezes com anos de evolução. Esses Trigger Points podem estar inativos (sem dor apesar da banda de tensão presente), latentes (dor induzida pelo uso ou pressão digital) ou ativos (dor espontanea).

É o que se chama de Síndrome de Dor Miofascial, de causa multifatorial, geralmente relacionada a fraqueza relativa de determinados grupos musculares, seja por desuso/ overuso, ou mesmo por alteração do padrão da marcha e da postura, levando a um recrutamento anormal da musculatura agonista/antagonista.

A SDMF tem relação também com a inabilidade das mitocondrias presentes em determinados músculos em prover energia (ATP) às funções diárias e corriqueiras, seja por causa hormonal (hipotireiodismo), por um déficit de oxigenio tecidual, ou mesmo por alteração na barreira intestinal e consequente influxo de toxinas para dentro do organismo. Sabe-se que o excesso de toxinas prejudica a função mitocondrial de todas as células, inclusive as musculares.

Viscosuplementação

Trata-se da aplicação intra articular de um composto sintético (ácido hialuronico) e análogo ao lubrificante natural de algumas articulações, o líquido sinovial. Tem o objetivo de devolver ou melhorar a mobilidade articular, modificar o curso de uma artrose instalada, e em alguns casos, melhorar a qualidade da cartilagem de revestimento.

As articulações passíveis de tratamento com viscosuplementação são os ombros, os joelhos e os quadris, devido ao seu maior tamanho e às características próprias das articulações sinoviais.

Ambos tratamentos são realizados em sessões semanais, via de regra num total de 1 a 3 infiltrações com ácido hialuronico, ou de 3 a 10 bloqueios seriados de trigger points.