Novidades

TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – Jan/16

A TDAH é uma Síndrome caracterizada por ansiedade excessiva, distração, impulsividade, esquecimento e, em alguns casos, hiperatividade.

Viver com uma pessoa com TDAH é como caminhar num campo minado, você nunca sabe o que deve esperar.
Muitas vezes, uma simples palavra, pode desencadear uma explosão emocional. Mas se olharmos pelo lado do portador, veremos que também não é uma situação fácil. Eles sofrem muito com isso, e a vida se torna muito mais difícil para eles do que para a maioria das pessoas. Tudo dentro deles é intenso e ampliado, suas mentes estão em constante atividade.

Sabe-se que a TDAH está associada a uma ou mais deficiencias dos neutrotransmissores, notadamente da dopamina, EPA e serotonina, especialmente em pacientes com aumento da permeabilidade da barreira intestinal ou por intoxicação por alumínio. Toda criança com TDAH deveria ser investigada quanto a essas duas causas e, não apenas, considerar a síndrome como um transtorno primário do cérebro desses indivíduos.

10 pontos para um entendimento mais completo TDAH:

- O cérebro do TDAH não para, sua mente é extremamente ativa. Não existem freios ou formas de traze-lo para um descanso. É preciso aprender a organizar esta situação.
- Eles escutam o que você diz, mas muitas vezes não conseguem absorver o que está sendo passado.
- Eles tem muita dificuldade em manter a atenção e o foco em algo, por isso desenvolver e permanecer em uma atividade é extremamente complicado.
- Eles ficam facilmente ansiosos e são sensíveis a tudo que está acontecendo ao seu redor, barulhos, movimentos bruscos, etc.
- Se estão preocupados com algo ou chateados, os portadores do TDA não conseguem pensar em mais nada. Isso faz com que a concentração no trabalho, conversas e situações sociais torne-se uma tarefa quase impossível.
- Os portadores de TDAH possuem profunda dificuldade em controlar suas emoções e reações diante de um fato. Muitas vezes, respondem impulsivamente e depois acabam se arrependendo.
- Pessoas com TDAH são profundamente intuitivas e enxergam além das limitações da matéria. É justamente este traço da síndrome que transforma pessoas criativas e sensíveis em grandes genios da humanidade.
- Eles pensam fora da caixinha. Os portadores de TDAH pensam de forma diferente da maioria das pessoas, possuem pensamentos abstratos e muitas vezes conseguem enxergar soluções inusitadas.
- Eles são impacientes, inquietos e ficam facilmente irritados. Sentem necessidade de estar em constante movimento, balançando as pernas, mexendo no cabelo, etc.
- Como em suas mentes e no coração tudo é ampliado, quando um TDAH realiza uma tarefa ou atividade que gosta, ele faz aquilo com alma e coração. Eles dão o seu melhor e mergulham de cabeça da situação.

12573664_1688749804727769_8691834784849299580_n