Novidades

Qual o Melhor Tipo de Dieta Para o Tratamento da Dislipidemia? – Jun/16

Essa é uma pergunta interessante! Uma publicação feita no New England Journal respondeu este questionamento. Nesse paper, os autores comprararam tres modelos de dietas: Low Fat Diet, Mediterranean Diet e Low Carbohydrate Diet e, avaliaram as conseqüencias do lipidograma ao longo de dois anos.

A primeira conclusão é que TODAS AS TRES DIETAS ATUARAM POSITIVAMENTE NA MELHORA DO PERFIL LIPÍDICO, porém a dieta Lowcarb foi muito mais eficiente em aumentar o colesterol HDL e reduzir os Triglicérides. Já a Dieta Mediterranea foi mais eficiente em reduzir o colesterol LDL. Assim, podemos entender que UMA DIETA COM BAIXO TEOR DE CARBOIDRATOS, AJUSTE NO CONSUMO DE GORDURAS SATURADAS, PRIVILEGIANDO O CONSUMO ÁCIDOS GRAXOS MONO E POLINSATURADOS, É A MELHOR ESTRATÉGIA PARA O TRATAMENTO DA DISLIPIDEMIA. Fica evidenciado assim, que as gorduras não são as grandes “vilas” e sim, o excesso no consumo de carboidratos processados e simples. É importante salientar que estou me referindo ao excesso, ou seja, não existe a necessidade de se criar uma espécie de “carbofobia”, onde o consumo de carboidratos é condenado em toda e qualquer instancia.
Portanto, torna-se imprescindível que tenhamos bom senso!
Concluo que todas as dietas citadas tem sua aplicação, pois são ferramentas que utilizamos na abordagem dos nossos pacientes. E cada ferramenta vai ser bem utilizada à medida que aquele paciente se adaptar a aquela estratégia, caso contrário, não terão eficácia. Assim, a individualidade de cada um deve ser respeitada.

13524363_1750183761917706_1125181685488758614_n-2