Novidades

Performance Física e Hipersuplementaçāo: Necessidade ou Abuso? – Jul/16

A cada dia surgem no mercado inúmeros suplementos dietéticos destinados à melhora da performance física de atletas. É um mercado milionário em franca expansão e ávido de clientes que buscam aumento de forçaenduranceresistencia aeróbicavigorfisico e aumento da disposição / vitalidade, etc. Desconsiderando o fato de que muitos rótulos oferecem mais do que realmente o suplemento é capaz de desempenhar na realidade, é claro que o acúmulo de estudo sobre o assunto aliado aos investimentos em tecnologia do esporte lançam no mercado novidades realmente de qualidade e, que podem sim dar uma ajuda em termos de resultado final.

O que observo na prática diária é que, muitos atletas praticantes de triathlon, profissionais ou amadores, bodybuilders ou mesmo praticantes de crossfit chegam à clinica munidos de um arsenal de produtos industrializados em frascos de infinitas cores, letras e marcas as mais variadas, porém queixando que o rendimento real não condiz com tamanha suplementacao!
O que ocorre na verdade é que, todos sabemos de que nada adianta tanto investimento em suplementos se a fisiologia da mitocondria, a bateria de cada célula, não for avaliada buscando erros metabólicos que possam estar freiando o desempenho da mesma e, em ultima análise, o desempenho do atleta.
As perguntas que devemos fazer:
- A dieta praticada condiz com aumento real da funçāo mitocondrial do paciente em questão, ou se trata de mais um modismo, a dieta da moda, que a cada dia surge como o milagre da nutrição bem sucedida?
- Há naquele paciente que busca resultados, acúmulo de toxinasambientais (metais pesadosconservantesaromatizantespesticidas, etc) que possam prejudicar o desempenho mitocondrial?
- O equilíbrio oxiredutor (radicais livres / antioxidantes) está sendo corrigido?
- Existe alguma deficiencia hormonal que está passando despercebida ou mesmo, há um acúmulo de hormonios (estrogenio) que possam estar agindo em detrimento da performance do atleta?

- O ambiente interno do organismo, mais especificamente, a matriz que banha todas as células, está trabalhando em meio ácido?

- Há deficiencia de oxigenio tecidual nesse indivíduo?

Sāo estas e tantas outras perguntas que respondidas todas em conjunto, é que vāo nos levar a um resultado positivo na condução da excelencia do atleta e, é em cima disso que temos que trabalhar e focar, esqueça se a internet jorra propaganda sobre um suplemento especifico novo, foque no conjunto da obra, pois mesmo com muito menos investimento em suplementaçāo, o resultado final poderá ser infimamente maior!

13606922_1755397718062977_4524453011382283348_n