Novidades

Perfil Hormonal Feminino Salivar – Set/17

Distúrbios hormonais constituem uma realidade no mundo feminino e muitas vezes os sintomas passam despercebidos pelas mulheres, que não reconhecem todos eles. A maneira mais simples e fácil das mulheres perceberem se há algum distúrbio hormonal é quando ocorre alguma irregularidade menstrual. Qualquer sinal de desarmonia no ciclo, seja pela amenorréia ou pelo sangramento uterino irregular, fazem com que a mulher procure um profissional para avaliação. No entanto, existem outros sintomas relacionados a distúrbios hormonais que raramente levam as mulheres a procurarem seus médicos. Sāo eles: irritabilidade, ansiedade, sentimentos de hostilidade e raiva, depressão, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, dor de cabeça, dor ou aumento da sensibilidade das mamas, retenção de líquidos, dor nas pernas, cansaço, compulsāo por doces/chocolates, cólicas (todos esses comuns na TPM), aumento de pelo nos rostos, espinhas em excesso, perda de cabelo, dentre outros.

Todos são sintomas que podem estar associados a desequilíbrios hormonais do Estrógeno, Progesterona, Testosterona, ou de outros hormonios Adrenais.
A dosagem hormonal comumente solicitada no sangue não expressa a real suficiencia ou insuficiencia da maioria dos hormonios, já que a metodologia do teste não consegue mensurar os hormonios livres, os quais são os únicos funcionantes em nosso organismo. Poucos hormonios tem sua realidade funcional expressa no exame de sangue: o T3 livre da Tiróide e o GH, Hormonio do Crescimento.
O exame de Dosagem Hormonal Salivar ao contrário, é um instrumento exato e flexível para ajudar a monitorar a Terapia de Reposição Hormonal, sendo mais preciso e correto para diagnosticar os níveis de hormonios esteróides, biodisponíveis e ativos no tecido. O exame salivar ainda é o padrão para detectar e monitorar o tratamento da Fadiga Adrenal, relacionada às disfunções do Hormonio Cortisol.

21752437_1973751812894232_187227642234151911_n