Novidades

O Refrigerante Seu de Cada Dia – Jan/16

Tire a imensa quantidade de sal que a Coca Cola usa (50mg de sódio na lata) e você verá que a Coca Cola fica igualzinha a qualquer outro refrigerante sem vergonha e porcaria, adocicado e enjoado. É exatamente o CLORETO DE SÓDIO em exagero (que dizem ser “very low sodium”) que refresca, mas ao mesmo tempo provoca sede em dobro, pedindo por outro refrigerante; e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de açúcar (SACAROSE).

Dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar. Imagine numa lata de Coca Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro… isso dá aproximadamente umas 3 COLHERES DE SOPA CHEIAS DE AÇÚCAR POR LATA!

O uso de ÁCIDO ORTOFOSFÓRICO é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber; ele literalmente “frita tudo” e, em quantidade, pode até causar perda do esmalte dos dentes; por ser um produto extremamente acidificante, o refrigerante pode causar até Osteoporose, sem considerar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (lesiona o cristalino do olho, queima a pele, etc.).

O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico; assim como o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo), ele está lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial), mas se tirar você nem nota diferença no gosto. Então, o gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes.

REFRIGERANTE DIET?

Quer saber a quantidade de lixo que tem em refrigerante diet? Não use nem para desentupir a pia, tenha pena da tubulação de pvc… Olha, só para abrir os olhos dos “cegos”: os produtos adocicantes diet tem vida muito curta. O aspartame por exemplo, após 3 semanas estando molhado passa a ter gosto de pano velho sujo. Para evitar isso, soma-se à formula uma infinidade de outros químicos, um para esticar a vida do aspartame, outro para dar ‘buffer’ (arredondar) o gosto do segundo químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos que deixam o líquido turvo, outro para manter o terceiro químico em suspensão (caso contrario o fundo do refrigerante fica escuro), outro para evitar cristalização do aspartame, outro para realçar, dar ‘edge’ no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos químicos iniciais, e assim vai… A lista é enorme.

Pense nisso tudo antes de beber refrigerantes nesse Carnaval. Se não puder evitá-los, modere sua ingestão! Prefira SUCOS NATURAIS, CHÁ e AGUA. Seu corpo agradece!

1795501_1691070531162363_4478962176205387232_n