Novidades

O Baço Esquecido pela Medicina: Células Tronco – Set/15

O baço tem adquirido importancia por ser fonte de células tronco, com grande quantidade de aplicações para a medicina regenerativa. Os estudos iniciaram há mais de uma década, quando células tronco do baço de animais normais, foram aplicadas em camundongos diabéticos do tipo 1. As células tronco do baço do doador migraram para o pancreas do receptor, onde elas podiam se transformar na ilhota de células pancreáticas produtoras de insulina, restaurando os níveis de açúcar no sangue para níveis normais. Em 92% dos camundongos, as células do doador permaneceram completamente funcionais por mais de 120 dias. Estudos sugerem que quando o pancreas enfermo cai abaixo de uma função limite, células tronco do baço são liberadas, sem as quais o diabetes é comum. Quando o pancreas enfermo é ressecado, a preservação do baço é recomendada especificamente para reduzir a taxa de diabetes.

Células tronco provenientes do baço poderiam ser coletadas para aplicações na medicina regenerativa, sem graves consequencias para a saúde. As células tronco do baço contribuem para a regeneração do osso, da glandula salivar, do nervo coclear e craniano, dos vasos sanguíneos, possivelmente do coração e células do cérebro. O baço desempenha um papel importante para a completa maturação das células B depois de deixar a medula óssea. A contribuição do baço para a regeneração do coração foi demonstrada em roedores por Swirski et al. Esses pesquisadores retiraram o baço de um animal receptor e transplantaram nele um baço doador. Eles então induziram cirurgicamente uma isquemia do miocárdio. Demonstraram que monócitos de baço indiferenciados saíram dele em massa, e se acumularam no coração onde eles contribuíram para curar a ferida. Este estudo foi o primeiro a mostrar diretamente que as células migraram do baço para o coração. Em um estudo separado, Offner et al. descobriu que a indução ao AVC não apenas afeta o cérebro, mas também o baço. Após a indução ao AVC, o estudo revelou um encolhimento do baço, de morte galopante de células (90% de redução em células).

Fica claro entāo, a importancia em se estimular a funçāo do baço quando o assunto é tratamento das diversas doenças degenerativas, dentre outras.

 

11836794_1651420385127378_861247133370161150_n