Terapia Neural na Hiperplasia Prostática – Nov/17

Iniciando-se o MÊS AZUL em combate às doenças da próstata, vamos falar sobre a Hiperplasia Benigna da Próstata, uma condição médica caracterizada pelo aumento benigno da próstata que normalmente se inicia em homens com mais de 40 anos, podendo provocar estreitamento da uretra e levar a uma dificuldade de micção.

Sintomas como o aumento da frequencia urinária, jato fraco com resíduo miccional, sensação de bexiga sempre cheia, aumento da frequencia urinária noturna, etc, muitas vezes trazem muito desconforto aos pacientes que sofrem de HBP.
O tratamento se dá por medicamentos de caráter sintomático, já que a causa certa ainda não está bem estabelecida. Muitas vezes chega-se a situação em que uma cirurgia se faz necessária.
Uma opção terapeutica que tem logrado uma melhora importante dos sintomas aos pacientes, trata-se da TERAPIA NEURAL, baseada em técnicas de desbloqueio do sistema nervoso autonomo, que em muitos casos apresenta-se com uma desautonomia da regulação simpática parassimpática, ou seja, um desequilíbrio em sua função auroreguladora.

23131807_1992627571006656_7550748330974652526_n

Desintoxicação para Emagrecimento – Nov/ 17

Chamamos de toxinas as substancias que o corpo não reconhece como nutriente.
Químicos provenientes de poluição, corantes, conservantes, agrotóxicos, e até alimentos.
Sim, alimentos mal digeridos ou alergenicos funcionam como corpo estranho o qual o organismo ativa sua defesa imunológica como proteção.
Portanto, para que o processo de desintoxicação seja efetivo, deve-se, a princípio, identificar todos os potenciais agressores, elimina-los e finalmente acrescentar alimentos e nutrientes potenciamente desintoxicante.
A desintoxicação é essencial para quem tem objetivo de perder peso!

22819F8A-9DF2-438B-9C82-2BFBF9BCF399

Curso Abordagem Sistemica da Dor – Out/ 17

O Instituto Brasileiro de Terapia Neural – IBTN, conferiu ao Dr. Carlos Henrique Mandelik certificado pela conclusão  do Curso Abordagen Sistemica da Dor, ministrado pelo renomado Prof. Armin R. Hauser no período de 26 a 29 de Outubro de 2017, em São Paulo / SP.

0C88EBA4-36A0-4CE2-AB2F-DA22BB8880AD

Estresse Oxidativo e Catarata – Out/17

Os olhos são os órgāos do corpo humano mais suceptíveis ao estresse oxidativo e, consequente acúmulo de Radicais Livres. Isso, devido à condição única de estarem em contato direto com a radiaçāo solar ultravioleta, de apresentarem em sua constituição fotorreceptores com membranas celulares ricas em polissacarídeos altamente vulneráveis à peroxidaçāo lipídica, além de estarem sujeitos a um ambiente de alto consumo de oxigenio, em virtude da intensa atividade retiniana.

Várias doenças oculares tem por base o estresse oxidativo, mas as principais são o olho seco, o Glaucoma, a Catarata, a Retinopatia Diabética e a Degeneração Macular.
O Cristalino é um tecido ricamente proteico, avascular e é circundado anteriormente pelo Humor Aquoso e, posteriormente pelo Humor Vítreo. Sobre o Humor Aquoso, sua composição difere da composição plasmática, principalmente pela baixa concentraçāo proteica e pela alta concentração de Ascorbato (chegando a ser 50 vezes maior). Essa alta concentração de Ascorbato tem ligação com a proteção das estruturas anteriores oculares dos danos oxidativos da radiação ultravioleta. O Cristalino é constantemente atingido por essa radiaçāo, com consequente geração fotoquimica de radicais livres.
É interessante observar que níveis de Ascorbato no Humor Aquoso de mamíferos diurnos chega a ser 35 vezes superior aos níveis de mamíferos de hábitos noturnos. Nas células epiteliais do Cristalino, existem grandes quantidades dos antioxidantes Catalase, Glutationa Peroxidase, carotenoides Luteína e Zeaaxantina.
Sendo assim, se desejamos manter uma boa saúde oscular, devemos nos alimentar bem, priorizando o consumo das frutas e alimentos amarelos e avermelhados e dos vegetais verde escuros, alimentos ricos em Luteína e Zeaxantina, os nutrientes mais importantes para a manutenção da saúde ocular.

22552739_1987192238216856_5842119258948810007_n

Uso do Cranberry na Prevençāo de Infecçāo do Trato Urinário – Out/17

 

As Proantocianidinas do Cranberry tem o poder de inibir a aderencia das bactérias uropatogenicas à parede da uretra e da bexiga, impedindo, assim, sua proliferação e diminuindo as infecções urinárias, porém não é eficaz em infecções já instaladas. O uso de Cranberry é eficaz entāo, para prevenção de ITU em mulheres adultas e idosos com infeções recorrentes, apesar da eficácia de Cranberry em outros grupos (pacientes pediátricos, pacientes com bexiga neurogenica, ou o uso cronico de cateteres urinários) ser questionável.
Embora os antibióticos possam ter uma vantagem em relação às Proantociandinas, com relação à eficácia no tratamento de ITU de repetição, o Cranberry não induz as bactérias à resistencia aos antibióticos. Sendo assim, estes mantem sua eficácia e são bem indicados, alem de não apresentarem efeitos colaterais.
O suplemento com Proantocianidinas tem efeito de duração de 8 horas no organismo, sendo indicado seu uso tres vezes ao dia, no mínimo de 36mg/dia (PAC) para manter sua eficácia de antiadesāo.
Ainda existem divergencias entre os estudos, precisando de mais artigos sobre o assunto, abordando, por exemplo, o tipo de Cranberry utilizado (suco ou cápsula), frequencia de consumo e duração do tratamento.

22308702_1981505728785507_467530110948254543_n

Hidratante e Oleosidade da Pele – Out/ 17

O hidratante NÃO aumenta a oleosidade da pele! O excesso de oleosidade ocorre apenas quando o produto tem na sua composição um veículo que não é indicado para o seu tipo de pele. Nesse caso, podemos observar excesso de oleosidade.  Anote essa dica: Para pele oleosa e mista os hidratantes indicados são aqueles que possuem fórmula Oil free e o veículo deve ser em fluído, gel ou gel creme.
Por Aline Zuza Esteticista

BA4EA59D-41A6-41D1-8A78-50FD9EF489AC

O Potencial Terapeutico das Lignanas – Set/17

Sāo compostos químicos denominados como fitoestrógenos, derivados de plantas com estrutura similar ao Estradiol, e os mesmos se ligam fracamente com os receptores estrogenicos funcionando como ligadores ou apagadores destes receptores.

Tem efeito modulador sobre a saúde arterial, função cerebral, maturação sexual e os fenomenos de reproduçāo. Em condições especiais tem um papel direto em promover e difundir o crescimento agressivo do tumores.
A Linhaça (pó de linhaça), é uma das substancias mais ricas em Lignanas. Outros alimentos também apresentam Lignanas em sua constituição, como alguns grãos integrais, óleo de oliva, azeitona, nozes, sementes, algumas frutas e legumes.
Ações esperadas das Lignanas:
1- inibe ou modula a Aromatase, fator importante na conversão de Testosterona em Estradiol;
2- modula 5-alfa-redutase, enzima conversora de Testosterona em 5-DHT ativa;
3- modula a atividade da Tirosina Quinase, fator relacionado a iniciação tumoral;
4- modula a atividade da angiogenese inibindo a formação de novos vasos; sanguíneos que são utilizados como um meio de difundir as células tumorais para outros tecidos;
5- redução dos níveis de LDL Colesterol;
6- atenua a perda óssea na coluna em mulheres menopausadas.

22141195_1978570545745692_6549541873990859788_n