Novidades

Muito Baixo Nível de Colesterol Relacionado à Desordem do Humor – Set/17

O Colesterol é uma molécula indispensável ao perfeito funcionamento do corpo. É usado para produzir hormonios, vitaminas, mensageiros secundários e ácidos biliares. O colesterol é essencial para a produção de Mielina no cérebro, da proteína de desenvolvimento do cérebro e do Sonic Hedgehog.

Baixos índices de colesterol são muitas vezes perseguidos como o ideal de uma saúde cardiovascular perfeita; porém sabemos hoje que, independente do valor do colesterol total, mesmo estando elevado, o risco cardiovascular apenas estará aumentado quando o colesterol esteja sendo oxidado pelos radicais livres em excesso, num ambiente em que haja elevado nível de Homocisteína e em presença de Inflamação Cronica Subclínica.
Essa guerra pela insistente queda do nível de colesterol pautada por um paradigma antigo, pode levar a inúmeros problemas; quanto a saúde mental, baixo colesterol pode impedir a produção de hormonios sexuais e suprarenais (fundamentais a um ótimo estado de humor), e é prevalente em pacientes com Depressao e Transtorno Bipolar. Ainda, os indivíduos que tem problemas de abuso de substancias são muito mais propensos à recidiva caso eles tenham baixo colesterol.
Nivel baixo de colesterol sérico, pode estar associado ao mal humor e posteriormente, a um risco acrescido de tratamento hospitalar por depressão e ideação suicida.
Partonen, T, et al. (1999). Association of low serum total colesterol with major depression and suicide. British Journal of Psychiatry.

22007754_1976661632603250_6604107061899250584_n