Novidades

Kombucha, o Chá Verde Fermentado e Probiótico – Fev/17

Acabei de receber de presente, em primeira mão da querida Andrea Aquino, minha Kombucha deliciosa! Presente da @emporiobentobh, representante exclusiva desta maravilha de produto, que já virou febre nos EUA.

A Kombucha é uma bebida organica (isenta de química artificial, de conservantes e de corantes), borbulhante e ao mesmo tempo probiótica de Chá Verde fermentado, na presença de uma colonia de Leveduras e Bactérias (SCOBY, na sigla em ingles).
Acredita-se que os chineses foram o primeiro povo a consumir a kombucha, a partir de 221 a.C., sendo conhecida entre eles como “elixir da saúde”. Posteriormente, várias outras culturas passaram a cultivar a bebida, havendo inclusive relatos bíblicos. No século XX, a bebida tornou-se bastante popular, nas décadas de 60 e 70, entre os hippies adeptos de uma alimentaçāo mais natural. No final dos anos 90, começaram a surgir as primeiras empresas nos EUA a comercializar a Kombucha já pronta e engarrafada para o consumidor final. No Brasil, os estados do Sul estão investindo nessa nova “onda” que veio para ficar.
Além do apelo social de uma bebida refrescante e espumante, a kombucha agrega todos os benefícios de um verdadeiro probiótico, que ao mesmo tempo nos dá prazer e auxilia no processo de retauraçāo da flora intestinal, pois contém dezenas de bactérias e outros microorganismos que compõe uma flora intestinal saudável.
Outros benéficos:
- estimula o sistema imunológico, por meio de suas vitaminas e probióticos;
- açāo antioxidante;
- ajuda a preservar as articulações, graças a presença de Glucosamina;
- excelente fonte de Ferro;
- energético natural, pela pequena quantidade de cafeína.