Novidades

Intoxicaçāo por Flúor e Hipotireoidismo – Fev/19

 

O Flúor foi adicionado inicialmente à água de abastecimento público em 1945 visando à prevenção de cáries na população carente; está contida em grande quantidade em dentifrícios e soluções orais para bochechos e até em alimentos, mesmo estando presente na água de forma natural. Hoje já se sabe que a diminuiçāo da prevalencia de cáries e doenças periodontais se deveu não à incorporação do flúor à água e sim, as melhorias nas condições de higiene, o que inclui a prática regular na escavaçāo dos dentes, o que não justificaria a manutenção do acréscimo do Flúor à água potável até os dias atuais.
A grande quantidade distinta de fontes de flúor pode levar a um consumo elevado deste elemento, resultando em uma intoxicação por Flúor.
Anteriormente a principal causa de intoxicação por flúor residia na ingestão acidental de inseticidas ou raticidas que continham o elemento em questão. Na atualidade, a maior parte dos casos se deve a ingestão de DENTIFRÍCIO. Dentre outras fontes estão: fabricação de vidro, limpeza de cromo e outros metais, ejeção vulcanica contendo flúor, até mesmo ao mau funcionamento dos equipamentos de fluoretação da água. Mas campeão no quesito está no consumo diário de pasta de dentes e soluções orais para bochecho.
A intoxicação aguda decorre da elevada ingestão do flúor e é acidental. Mas a intoxicação cronica, ou seja, ingestão de baixas doses de flúor em um longo período de tempo, está relacionada a alterações nas estruturas dentais e ósseas (Fluorose e a Hipercalcificação), a problemas neurológicos e, talvez o mais relevante atualmente, ao aumento do índice de doenças da Tireoíde, particularmente o Hipotireoidismo (o Flúor compete naturalmente com o Iodo, deslocando este de sua ligação com o pré hormonio da Tireoíde, o que é agravado pela ingesta pobre em Iodo).
Não é sem razão o aumento da procura e venda de dentifrícios livres de Flúor. A dica da semana: procure por pastas de dentes o menos abrasivas possíveis e livres de Flúor.

51811923_2287829214819822_3924935032858214400_n