Novidades

O Que é Adrenal? – Jan/15

Um cansaço que não passa, mesmo apôs algumas horas de sono a mais, tornou-se motivo de queixa muito comum no consultório. E em muitos casos o problema não é falta de sono, mas sim, a exaustāo adrenal, ou FADIGA ADRENAL. Quando intenso e prolongado, o estresse sobrecarrega a função das Suprarenais que precisam aumentar a produção do hormonio Cortisol e, em caso de exaustão dessa glandula, a mesma não conseguirá manter os níveis necessários de cortisol circulante, alem de outros hormonios como a Testosterona e a Aldosterona, e também dos neurotransmissores, Adrenalina e Noradrenalina.

Essa Fadida Adrenal não só levará a uma diminuição dos níveis de energia como também, ao aumento de acúmulo de gordura abdominal, a distúrbios da imunidade e diminuição da capacidade de concentração, a distúrbios afetivos, a alteração do sono, ao diabetes, dentre inúmeros outros sintomas.
Queixas como cansaço e falta de vitalidade são muito frequentes, porem crises alérgicas, fraqueza muscular, constipação, diarréia, queda da pressão arterial ao levantar, infecções e gripes frequentes, ganho ou diminuição de peso não proposital, baixa libido, apatia, podem ocorrer e, na grande maioria das vezes passar despercebido por uma avaliação médica menos atenta.
É importante conhecer a existencia desse quadro de FADIGA ADRENAL, até mesmo para o paciente ter a malícia de questionar ao seu médico sobre a possibilidade de estar com essa disfunção neuroendócrina. Exames específicos podem apontar para esta patologia, e um “tratamento de choque” deve ser instituído o mais breve possível, literalmente “fazendo chupeta na bateria”.

 

10915318_1552896458313105_4249694117854013671_n