Novidades

Estresse Cronico e Perda Muscular – Nov/16

O Cortisol é essencialmente o “hormonio da vida”, um hormonio que nos faz levantar da cama e sair correndo para o nosso trabalho, sendo um grande reparador cerebral, indispensável ao controle metabólico, antagonizando as funções da Insulina e portando, sendo um análogo ao Glucagon.

A correlação que quero fazer hoje é entre NÍVEIS ELEVADOS DE CORTISOL E CATABOLISMO PROTEICO, ou seja perda de massa muscular. Níveis continuamente elevados de cortisol por um estresse cronico emocional e no trabalho, muitas vezes soma-se ao estresse físico (práticas físicas vigorosas e de grande duração, ex., em praticantes de triatlhon, compulsivos pelo esporte), já que vemos neste padrão de atletas, uma necessidade em ter uma “válvula de escape” no esporte, porém mantendo o vício adquirido em manter Adrenalina e Cortisol elevados.
Pois bem, o Cortisol possui açāo sobre as proteínas facilitando sua conversão em glicogenio, acentuando a degradaçāo e inibindo a síntese proteica, em especial as musculares, fornecendo aminoácidos para gliconeogenese. Isto ainda se torna mais danoso em períodos prolongados de jejum, já que sua atividade mobiliza a reserva lipídica e proteica.
Nota-se entāo, que o cortisol é um hiperglicemiante, bem como possui açāo lipolítica e cetogenica em primeira instancia, mas logo levará a um aumento da resistencia à insulina em caso de elevação cronica do mesmo. E não se engane em utilizar desses efeitos primários para perder gordura/ emagrecer, pois é obvio que, se a resistencia a insulina ocorrer, logo levará secundariamente ao acúmulo de gordura, ou seja, num estágio agudo de estresse voce pode perder gordura e músculo, mas logo num segundo momento, voce vai continuar perdendo músculo porém com acúmulo de gordura.
Sem contar outros efeitos nocivos do estresse cronico e cortisol elevado, como a indução à osteoporose, diminuição da imunidade, supressão dos processos inflamatórios reparadores, redução da capacidade de aprendizagem, além de provocar insonia, depressão, dentre outros.

15073328_1817681051834643_4738045707371860865_n