Novidades

Entendendo a Vitamina K – Ago/16

Existem dois tipos de Vitamina K disponíveis para o organismo humano:

- Vitamina K1: de origem vegetal, menos disponível, porém importante para o metabolismo da coagulação;
- Vitamina K2: produzida pelas bactérias do cólon, vira outras duas vitaminas altamente disponíveis nas paredes das artérias e na ostocalcina.
Um recente trabalho publicado no Jornal of Nutricion em maio de 2014, mostra que o consumo diário de Vit. K está inversamente relacionado com o risco de mortalidade. Esse estudo mostrou claramente que, os pacientes com maior consumo de Vit. K, em forma de suplementos ou alimentos, tinham um risco 36% menor de mortalidade por todas as causas, chegando a 46% a menos em pacientes com cancer suplementados com Vit. K1, 63% a menos em cancer de próstata avançado, 20% a menos com Vit. K2 na calcificaçāo arterial coronariana, 57% amenos de mortalidade por doença arterial coronariana com uso de Vit. K2.
A Vitamina K, principalmente a Vit. K2, tem uma maior afinidade pelas paredes das artérias e pelos ossos, assim, vários trabalhos tem mostrado que pacientes que são deficitários em Vit. K, terminam diminuindo a atividade dos Osteoblastos (formadores de osso) por diminuição da Osteocalcina. Quando o cálcio não é depositado em ossos pela deficiencia de Vit. K, esse mineral termina depositando-se no endotélio arterial (que também compete pela presença de Vit. K), favorecendo o endurecimento das paredes das artérias relacionado com os fenomenos de Arteriosclerose
A presença de vitamina K permite a neoformaçāo óssea e também a manutenção de um tecido elástico arterial, favorecendo o fluxo de sangue, apostando nutrientes e oxigenio para os tecidos.
Consequentemente: A OSTEOPOROSE NAO É CORRIGIDA DANDO-SE DOSES EXTRAS DE CÁLCIO; a causa dessa doenca nao está na deficiencia deste mineral, e sim, porque o cálcio disponível do organismo (ou sua suplementaçāo extra) pode estar indo depositar ao invés, nas paredes das atérias por um erro metabólico.

14117797_1776386029297479_3743925113403921889_n-2