Novidades

Efeitos do Resveratrol na Reduçāo da Glicemia, Triglicérides e Colesterol Total – Jun/17

Antioxidantes são substancias capazes de inibir ou retardar a oxidação de algum substrato; em concentrações pequenas eles são estáveis em todas as suas formas, e tem importante papel na prevenção de doenças geradas pela oxidação de biomoléculas. O aumento de radicais livres, seja por formação excessiva ou por redução das defesas antioxidantes, causa um desequilíbrio na relação oxidante/ antioxidante, podendo gerar o estresse oxidativo e desencadear doenças como o Diabetes.

A atividade antioxidante do Resveratrol (presente na amoras, amendoins e uvas, por exemplo) tem sido documentada pela sua capacidade de neutralizar os radicais livres.
Os mecanismos de açāo do Resveratrol como antioxidante e hipoglicemiante foram associados à ativação da Sirtulina 1, proteína envolvida especificamente na expressão genica, essencial na diminuição do estresse oxidativo.
A açāo do resveratrol no tratamento da dislipidemia, isto é, diminuição dos níveis de colesterol total e triglicérides, e ainda no tratamento do diabetes pela redução da glicemia, é sugerida por este participar da modulação do metabolismo dos lipídios celulares e de lipoproteínas circulantes, reduzindo a peroxidaçāo exagerada, através da redução da LDL oxidada, que tem potencial aterogenico. Há ainda estudos que evidenciam o papel favorável do resveratrol sobre a lesão miocárdica isquemica, melhorando o processo de reperfusāo.
Esses seriam os motivos pela conhecida açāo do vinho tinto como protetor cardiovascular.

19399837_1936541966615217_6781078975670107119_n