Novidades

Deficiencia de Vitamina D e Suas Doenças Corelacionadas – Dez/14

Um trabalho recente realizado pela American Colleege of Cardioloy, nos EUA, associou a ateriosclerose à falta de VITAMINA D no organismo. Os pesquisadores avaliaram 1.484 pacientes e constataram que 32% deles tinham baixos níveis de vitamina D e sofriam com Doença Coronariana. Ainda segundo os cientistas a carencia da vitamina também foi notada em 70,4% dos pacientes submetidos à angiografia coronariana.
O armazenamento de gordura na parte interna da artéria contribui para que o corpo receba menos sangue e oxigenio. Essa gordura consiste no acúmulo de colesterol, cálcio e outras substancias no sangue, o que é prejudicial: esse fenomeno ocorre devido à inflamação cronica subclinica endotolial (parede dos vasos), o que leva à oxidação das partículas de colesterol e a sua consequente deposição nas artérias.
Tudo isso significa que o infarto agudo do miocárdio NĀO é uma doença do colesterol, e sim uma doença inflamatória. O papel da VITAMINA D em todo esse processo é inibir a atividade inflamatória, exatamente através da proteção cardiovascular.
À cadencia da Vitamina D também está relacionada a várias doenças como depressãoesquizofrenia, infecções, doenças auto imunes, doenças respiratórias, pressaoaltadiabetes tipo II, osteoporose, AVC, dor lombar, alguns tipo de canceres, fraqueza muscular, dentre outras relações em estudo.
A suplementação de vitamina D deve ser feita com orientação médica devido a protocolos específicos de reposição para cada perfil de paciente.

1488031_1533542770248474_1990297665077479672_n