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Benefícios do Método “Mindfulness” no Controle da Inflamaçāo Cronica e Obesidade – Out/16

A Obesidade hoje é considerada, além de uma doença ligada ao consumo excessivo de gordura hidrogenada e de carboidratos simples e à redução da atividade física, uma doença em que ocorre paralelamente uma resistencia à Insulina e uma inflamação cronica dos tecidos. Em pacientes obesos, a inflamação cronica de baixo grau pode ser diagnosticada pelo aumento dos níveis plasmáticos de alguns biomarcadores, como TNF alfa e IL-6.

O conceito de atenção plena (Mindfulness) é uma prática voltada ao “estar atento ao presente momento”, e tem origem em práticas de Meditaçāo Oriental. Essa prática tem sido descrita como: “ prestar atenção de certa forma, com um propósito, no presente momento, sem julgamentos”.
O programa MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) é atualmente o método Mindfulness mais utilizado e estudado, consistindo em oito semanas de práticas de meditaçāo, utilizando várias técnicas. A partir de repetições que trazem a atenção de volta para o presente momento, os participantes aprendem gradualmente a se desligarem de pensamentos disfuncionais e a direcionarem suas energias para as emoções e sensações corporais do momento.
Pois bem, são descritos mais de vinte benefícios obtidos com essa prática regular, porém, no caso do manejo da obesidade, os estudos tem comprovado, os possíveis benefícios do método Mindfulness no controle da inflamaçāo, bem como sua consequente interferencia sobre a obesidade. Esses estudos demonstraram que o Mindfulness é uma técnica capaz de diminuir a produção de citocinas pró inflamatórias (IL-6 e TNF alfa) e com isto trazer uma melhora do quadro de resistencia à Insulina, quadro que tem apresentado um papel preponderante na Obesidade.
Exemplo desses estudos, em 2009, em um estudo realizado por Pace et. al., 61 pacientes foram divididos em dois grupos. Um grupo participou de técnicas de meditação por seis meses (n=33) e outro grupo participou de discussões sobre saúde (n=28). Pacientes dos dois grupos foram expostos ao método TSST (Trier Social Stress Test). Após análise de testes laboratoriais, pacientes do grupo da meditação, demonstraram reduções significativas nos níveis de IL-6.

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