Tratamentos de Dor

Uma dor é considerada cronica sempre que sua duração seja superior a 3 meses. As queixas dolorosas podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Cerca de 1 em cada 10 pessoas sofre de alguma dor muitas vezes cronica e, cuja intensidade o obriga a procurar cuidados específicos. A dificuldade em se sanar uma dor não é uma das consequencias inevitáveis do envelhecimento. Na realidade, pessoas jovens também são acometidas pelas dores;  por exemplo, aquelas decorrentes de lesões da prática de um esporte mal conduzido ou de um sedentarismo instalado. Muitas vezes estas queixas não são valorizadas nem mesmo abordadas com tratamento precoce e efetivo na fase aguda, que seria a melhor época para promover uma cura mais rapida e definitiva.

Nos idosos, a dor cronica é habitualmente o resultado de alterações estruturais ou funcionais causadas por uma patologia ou doença. Os músculos e as articulações costumam ser os locais mais frequentes de dor cronica; no entanto, outros órgãos e tecidos do corpo também podem sofrer alterações causadoras de dor.

Assim, por exemplo, no envelhecimento há um declínio da densidade óssea, que por sua vez pode levar à fratura por compressão dos ossos da coluna vertebral; somando o fato de que os discos situados entre as vértebras também podem estar degenerados… pronto, tem-se ai um quadro instalado de incapacidade e dor.

Muitas das mudanças que acontecem com a idade podem ser incomodas, mas não afetam o estado de saúde. Por outro lado e exemplificando, a medida que se envelhece a massa muscular diminui, enquanto a massa de gorda aumenta. As fibras musculares tem sua capacidade de reprodução prejudicada e este fato leva a um desequilíbrio muscular importante, favorecendo também a instalação de processos patológicos relacionados; esta situação porém, poderia ser compensada através da modulação hormonal bioidentica associada a atividade física praticada com regularidade, fazendo aumentar o tamanho e a força dos músculos. Estamos falando de prevenção neste caso.

Existe ainda a questão da perpetuação da dor mesmo tendo sido abolido o fator causal. É a Sensibilização Central a nível da medula espinhal ou córtex cerebral, que faz com que haja reverberação da dor, amplificação do seu nível, alteração do seu padrão convencional e que, em geral acompanha a maioria dos casos mal resolvidos, levando o paciente á peregrinação pelos mais variados “especialistas”.

Dentre as doenças que mais causam queixas de dor destacam-se: osteoartrose, artrite reumatóide, osteoporose, fibromialgia, espondilodiscoartrose da coluna, dor miofascial (no músculo), úlcera em perna, acidente vascular cerebral com sua dor talamica, neuralgia (dor do nervo) pela diabetes ou pós herpética, dor fantasma (após amputação de um membro), falta de sangue em alguma parte do corpo (isquemia), angina de peito e inflamação das visceras, dentre outras causas.

Percebemos que muitas vezes os pacientes tardam muito em sanar suas dores, sejam elas agudas ou já com meses de evolução, primeiramente por falta de informação (muitas vezes os mesmos são mal orientados a apenas ter de conviver com sua dor, já que não haveria tratamento efetivo para tal); ou também devido a grande gasto de tempo em tratamentos que apesar do alivio de sintomas muitas vezes não alteram o curso natural da doença, ou ainda e principalmente, pela falta de acesso às tecnologias de ponta na área de atuação de Dor.

A Revitalle Assistencia Médica oferece os mais modernos tratamentos no combate a dor, visando acelerar o tempo de resolução do processo e diminuir o número de sessões fisioterápicas, associando técnicas que atuam sinergicamente, e que de fato promovam alteração na estrutura do tecido doente, sabendo que para haver reparo do mesmo é necessário o estímulo à produção de fatores de crescimento (substancias sinalizadoras para a cicatrização tecidual) em um ambiente que apresente baixos níveis de radicais livres e ideais níveis de hormonios reparadores, evitando assim inclusive, cirurgias desnecessárias que possam estar sendo precocemente indicadas.

Marque uma avaliação com nosso médico Carlos Mandelik para orientá-lo sobre quais os procedimentos mais indicados em seu caso, e assim, num ambiente tranquilo e acolhedor, podermos ajudar a sanar seu problema.